A Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), por meio do Fundo Único do Meio Ambiente (Funam-DF), prorrogou o prazo para envio de propostas referentes ao Edital de Chamamento Público nº 02/2025 – Demanda Induzida. Agora, as organizações da sociedade civil (OSCs) interessadas em participar da seleção terão até o dia 8 de fevereiro de 2026 para apresentar seus projetos.
A iniciativa selecionará uma OSC parceira para executar o projeto “Recupera Cerrado II: Monitoramento e Gestão Adaptativa de Áreas em Recuperação”, em regime de mútua cooperação com a Sema-DF. O objetivo é fortalecer a recuperação de áreas degradadas no Distrito Federal, com base em monitoramento técnico e práticas de gestão adaptativa, contribuindo com a conservação do bioma Cerrado.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e presidente do Funam-DF, Gutemberg Gomes, a prorrogação visa a garantir maior participação e qualificação das propostas. “O projeto Recupera Cerrado II é estratégico para avançarmos na restauração ecológica do DF. Com a prorrogação do prazo, ampliamos a oportunidade de engajamento das organizações da sociedade civil nesse esforço coletivo pela proteção do nosso bioma”, destacou.
A alteração no prazo está prevista no item 6.1 do edital, conforme o Aviso nº 01/2026, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal de 30 de janeiro de 2026. As propostas devem ser encaminhadas exclusivamente por meio da plataforma eletrônica indicada no edital. Todas as informações, documentos exigidos e critérios de avaliação estão detalhados no site da Sema-DF e no portal do Funam.
*Com informações da Sema-DF








