O Protocolo de Operações Integradas (POI) para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será colocado em prática no próximo domingo (3). O material foi elaborado para apoio da segurança pública do DF ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e participação das forças de segurança e órgãos envolvidos no planejamento. Serão realizadas ações coordenadas previstas para ocorrerem antes, durante e após a aplicação das provas. O mesmo protocolo será implementado no próximo dia 10, segundo dia de prova do certame.
“As reuniões com os órgãos envolvidos tiveram início há cerca de dois meses. A participação dos envolvidos é essencial para garantir a tranquilidade daqueles que irão fazer provas no domingo”, explica o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Nos dois dias de prova, teremos ainda representantes de todos os órgãos reunidos na SSP-DF, para monitoramento da movimentação nos locais de prova, facilitando assim a resolução de situações em casos necessários e, ainda, com mais celeridade”, completa.
Participaram dos encontros as forças de segurança e demais órgãos locais e federais envolvidos na operação, como Samu, secretarias de Educação (SEE), Mobilidade (Semob), de Cidades (Secid) e DF Legal, CEB, Caesb, Neoenergia, Cebraspe, Instituto Brasília Ambiental, Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER), Polícia Federal (PF) e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A operação será monitorada por representantes das instituições, diretamente do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) dará apoio à ECT no transporte de entrega e recolhimento das avaliações. “Faremos a escolta de todo o percurso de entrega e recolhimento das provas. Além disso, haverá reforço do policiamento, que terá apoio de tropas especializadas nas proximidades das escolas, antes e após o horário de realização das provas”, pontua o coronel Wesley, comandante do Departamento Operacional da PMDF (DOP).
Trabalho contínuo
O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) prestará atendimento de urgência e emergência, quando demandado, em conjunto com o Samu. Em qualquer situação, o Grupamento de Aviação Operacional da corporação estará de prontidão. Todos os locais de prova terão apoio de brigadistas e de seguranças particulares.
Equipes de fiscalização do Detran irão realizar controle de tráfego e fiscalização em locais com mais de mil participantes inscritos. Para isso, equipes de patrulhamento serão organizadas, cada uma contando com mais de uma viatura. Além disso, o Detran intensificará ações para coibir o estacionamento irregular. “Reforçamos a importância de que os candidatos estacionem apenas em locais permitidos e orientamos para que, sempre que possível, façam uso do transporte coletivo, por aplicativo ou táxi”, destaca o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto.
Todas as delegacias próximas aos locais de prova estarão sob aviso para atendimento e registro de ocorrências.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)
Fonte: Agencia Brasília