Mais de 300 mulheres participaram, na manhã deste sábado (28), da quarta edição do projeto Realize com Pipoca, promovido pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF). A sessão especial ocorreu no shopping JK, em Taguatinga, e marcou a abertura da programação do mês dedicado às mulheres, com foco no fortalecimento feminino e na ampliação do acesso à cultura.
“Esse projeto é um instrumento poderoso de promoção da autonomia, da autoestima e do bem-estar das mulheres”
Giselle Ferreira, secretária da Mulher
A ação levou ao cinema mulheres atendidas pelos equipamentos da secretaria e moradoras da comunidade. A proposta é simples, mas transformadora: proporcionar momentos de lazer e reflexão por meio de filmes que abordam superação, empoderamento e desafios do cotidiano.
“O Realize com Pipoca aproxima o governo das mulheres por meio da cultura”, enfatizou a vice-governadora Celina Leão. “É um espaço de aprendizado e motivação, que utiliza o cinema para tratar de questões importantes do nosso cotidiano.”
Cultura como transformação
Nesta edição, o público assistiu ao filme O Agente Secreto, estrelado pelo ator Wagner Moura. “O filme nos proporciona reflexões e aprendizados que fortalecem cada participante”, lembrou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Esse projeto é um instrumento poderoso de promoção da autonomia, da autoestima e do bem-estar das mulheres”.
O longa, que mistura drama e suspense, apresenta a trajetória do professor Marcelo e convida à reflexão sobre escolhas, coragem e enfrentamento de adversidades, temas que dialogam com a realidade de muitas mulheres.
Durante o evento, as participantes receberam pipoca e refrigerante, além de atendimento especial da equipe da Subsecretaria de Promoção das Mulheres. O ambiente foi preparado para oferecer conforto, acolhimento e leveza.
O projeto
A subsecretária de Políticas para Mulheres, Renata D’Aguiar, reforçou a importância de iniciativas que aliam cultura e saúde emocional: “Atividades de lazer ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, estimulam a criatividade e a autoconfiança, além de promoverem integração e convivência. É um momento de diversão, mas também de fortalecimento coletivo”.
Moradora de Samambaia, Maria do Socorro Silva, de 63 anos, comemorou a oportunidade: “Eu nunca tinha vindo ao cinema. Estou muito feliz em conhecer o cinema. Agradeço muito ao GDF pela oportunidade de fazer parte deste projeto tão especial. Estou emocionada e radiante”.
Com ações que unem cultura, capacitação e acolhimento, a Secretaria da Mulher promoveu uma prévia da programação do mês das mulheres, reforçando a importância de políticas públicas que promovam oportunidades, autoestima e qualidade de vida em todo o Distrito Federal.
*Com informações da Secretaria da Mulher
Fotos: Samuel Marques









