Maior cidade do Distrito Federal, Ceilândia foi contemplada com a reforma de 85 equipamentos públicos por meio do programa Renova DF, reforçando as ações de manutenção urbana, mobilidade e lazer. As intervenções incluem a recuperação de 51 paradas de ônibus, dez quadras esportivas, seis parquinhos infantis, além de praças e áreas de convivência comunitária, ampliando o acesso da população a espaços públicos mais seguros e qualificados.
As melhorias estão distribuídas por regiões estratégicas da cidade, como Ceilândia Norte, Ceilândia Sul, Guariroba, Setor O, Setor QNQ e QNR, e ao longo da Via Hélio Prates, atendendo a demandas apresentadas pela administração regional, contribuindo para espaços públicos mais seguros, organizados e funcionais. Os serviços executados incluem limpeza, pintura, manutenção estrutural e recuperação de equipamentos urbanos.
Para o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, o programa tem impacto direto na cidade. “O Renova DF é uma parceria fundamental para Ceilândia. Além de cuidar dos espaços públicos, promove capacitação, gera oportunidades e atende a demandas indicadas pela própria comunidade. As áreas revitalizadas são escolhidas a partir das necessidades apontadas pelos moradores e lideranças locais”, destacou.
Entre as ações de destaque estão os seis parquinhos infantis completamente reformados, garantindo mais segurança e qualidade de vida para crianças e famílias. Os equipamentos estão localizados nas quadras QNM 07/09, QNM 21/23, QNM 24/26 e QNN 22/24, na região da Guariroba.
O programa também realizou serviços de limpeza, recuperação e manutenção em mais de 50 paradas de ônibus, situadas em importantes corredores viários e pontos de grande circulação, como a Via Hélio Prates, Estrada Parque BR-070, Setor O, Setor QNQ, QNR, Praça da Bíblia e o Terminal do Setor O, beneficiando diariamente milhares de usuários do transporte público.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, “as atividades do programa vão contribuir para a conservação e para prolongar a vida útil das estruturas, reforçando o cuidado com o patrimônio público”. O titular da Semob-DF afirmou que “esse trabalho demonstra a importância do programa Renova-DF, tanto para aprimorar a qualificação profissional dos alunos como para revitalizar espaços públicos necessários para a comunidade, como os abrigos nas paradas de ônibus, que são fundamentais para o funcionamento do transporte público coletivo do Distrito Federal”, disse o gestor.
Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), em parceria com as administrações regionais, o Renova DF alia qualificação profissional e cuidado com a cidade. Os participantes recebem capacitação pelo Senai-DF e atuam diretamente nas frentes de revitalização, contribuindo para a melhoria dos espaços urbanos.
*Com informações da Administração Regional de Ceilândia









