“Para quem vem de fora, ter uma política pública que abre as portas para nós é importantíssimo.” A avaliação é do venezuelano Gustavo Jesus Gutiérrez, um dos 1.772 alunos formados nesta terça-feira (10) pelo programa RenovaDF, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) voltado à qualificação profissional e à recuperação de equipamentos públicos.
Morando no Brasil há cerca de dez anos, Gutiérrez decidiu participar do programa após ouvir relatos de outros participantes. Em três meses de curso, ele afirma ter adquirido conhecimentos que vão ajudar tanto na vida profissional quanto no dia a dia. “Hoje já consigo fazer pequenos serviços de manutenção, e isso pode abrir portas no mercado de trabalho”, relata.
“É um jogo de ganha-ganha: quem precisa de oportunidade se qualifica, as empresas passam a contar com profissionais preparados e a cidade ganha com os espaços recuperados”
Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
A formatura desta etapa marcou a conclusão de mais um ciclo do programa. Durante os três meses de capacitação, os alunos aplicaram o aprendizado na recuperação de 136 equipamentos públicos em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal, como praças, parques, quadras e paradas de ônibus.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), o RenovaDF oferece cursos de qualificação voltados principalmente à área da construção civil, com atividades como manutenção predial, jardinagem, elétrica, hidráulica, carpintaria e serralheria. Durante a formação, os participantes recebem bolsa equivalente a um salário mínimo e realizam atividades práticas de reforma de espaços públicos utilizados pela população.
Espaços recuperados
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, o RenovaDF é muito mais que qualificação profissional. “É um jogo de ganha-ganha: quem precisa de oportunidade se qualifica, as empresas passam a contar com profissionais preparados e a cidade ganha com os espaços recuperados”, afirma.
Com os formandos desta etapa, o RenovaDF passa a somar 41.202 alunos matriculados e cerca de 30 mil participantes certificados. Ao longo da execução do programa, mais de 3 mil equipamentos públicos já foram recuperados.
Entre os formandos também está a aposentada Geralda Maria de Jesus Andrade. Costureira de formação, ela decidiu participar do programa e afirma que a experiência trouxe disposição e aprendizado.
Outro formando é Dioripes Rodrigues de Oliveira, que estava desempregado antes de ingressar no curso e vê no programa uma oportunidade de recomeço.“Eu estava sem trabalho, e isso é muito difícil”, lembra. “O RenovaDF foi uma vida nova para mim. Fiz amizades, participei de todas as aulas e aprendi bastante. Foi uma oportunidade muito boa para quem está desempregado e agora espero conseguir um trabalho com o que aprendi aqui”.
Criado para ampliar oportunidades de qualificação e inserção profissional, o RenovaDF alia formação técnica, bolsa durante o período de capacitação e atividades práticas de manutenção e reforma de espaços públicos nas cidades. Segundo a Sedet-DF, há a previsão de um novo ciclo do programa para este mês, com cerca de 1.500 vagas.









