A Casa Akotirene, em Ceilândia/DF, recebe mais uma atividade gratuita da 2ª edição do Projeto Formação de Arte e Cultura nas Periferias. No dia 13 de dezembro, das 14h às 17h, o terreiro da Casa abre espaço para o Samba da Akotirene, a primeira roda de samba do local, que promete reunir comunidade, ancestralidade e muita música.
Ao longo da tarde, o público poderá vivenciar um encontro de alegria, canto, dança e celebração coletiva. Entre as atrações confirmadas estão Samba da Comunidade, Gija Barbieri e Cláudia Rocha. O evento é resultado da parceria entre a Casa Akotirene e o programa Jovem de Expressão — duas iniciativas que atuam diretamente no território promovendo cultura e formação.
Para Joice Marques, presidente da Casa Akotirene, o Samba da Akotirene nasce como um gesto de fortalecimento comunitário e celebração da ancestralidade: “O Samba da Akotirene celebra a força das mulheres negras do nosso território. A parceria com o Jovem de Expressão fortalece esse trabalho e nos permite homenagear Akotirene e todas que seguem construindo resistência, memória, comunidade e cultura.”
Uma agenda contínua de cultura nas periferias
A atividade faz parte do calendário da 2ª edição do Projeto Formação de Arte e Cultura nas Periferias, que seguirá até julho de 2026 com ações em diferentes territórios do Distrito Federal, fortalecendo a cena cultural do DF. Entre as atividades previstas estão:
-
Rodas de Samba, na Casa Akotirene (Ceilândia);
-
CarnaFlow e Festival Cine de Expressão, no Jovem de Expressão (Ceilândia);
-
Reggae na Praça e Baile Breguenaite (São Sebastião).
“O objetivo desta edição é seguir fortalecendo a cultura produzida nas periferias, ampliando o acesso a atividades gratuitas e ocupando os espaços públicos com arte, convivência e pertencimento. É um trabalho feito em diálogo com os coletivos e com as juventudes dos territórios”, afirma Antônio de Pádua, coordenador do projeto.
A 2ª edição do Projeto Formação de Arte e Cultura é uma realização Jovem de Expressão e uma parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC-DF).
Sobre a Casa Akotirene
A Casa Akotirene é um Quilombo Urbano de resistência cultural, integração comunitária e valorização das tradições afro-brasileiras. Há 7 anos o espaço oferece diversos cursos e oficinas para a comunidade, entre eles: corte e costura, cabeleireiro, barbeiro, tranças, música, informática e literatura afro-brasileira. Essas formações promovem autonomia econômica, inclusão social e oportunidades reais de transformação para dezenas de famílias atendidas semanalmente.
Sobre o Jovem de Expressão
O Jovem de Expressão é uma iniciativa do Instituto Referência da Juventude. O Programa está presente na cidade de Ceilândia e visa promover a saúde de jovens entre 18 aos 29 anos, realizando ações de terapia comunitária, prevenção à violência, ao crime e ao uso de drogas. Incentivando os jovens a praticarem atividades saudáveis e empreendedoras. Para isso, o programa promove o empoderamento da juventude, por meio de atividades variadas.
SERVIÇO
2ª edição – Formação de Arte e Cultura nas Periferias: Samba da Akotirene
???? Sábado (13)
⏰ Das 14h às 17h
???? Casa Akotirene (QNN 23, Conjunto J, Casa 43, Ceilândia/DF)
????️ Entrada gratuita
???? Mais informações: https://www.instagram.com/casa.akotirene/
Fonte: Vinícius Remer
Fotos: Divulgação








