Será lançada nesta terça-feira (19), às 19h, a segunda estrutura do programa Saúde Mais Perto do Cidadão. A iniciativa do Governo do Distrito Federal, em parceria com o deputado federal Alberto Fraga e com o Hospital São Mateus, tem o objetivo de realizar até três mil atendimentos entre os dias 20 e 29 de novembro em uma área de 1.200 metros quadrados, montada ao lado da Administração Regional do Riacho Fundo, com funcionamento das 8h às 17h.
“Essa nova etapa do Saúde Mais Perto do Cidadão incrementa a capacidade de atendimento e aproxima os serviços de saúde para pessoas de todas as faixas etárias. Com esse programa, ampliamos a porta de entrada e garantimos um atendimento rápido à população. Novas fases do projeto já estão a caminho”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Sol Nascente, Estrutural, Ceilândia e Santa Maria serão as próximas regiões administrativas beneficiadas ao longo dos próximos seis meses.
Os cerca de 300 pacientes que serão atendidos a cada dia poderão contar com médicos das áreas de ginecologia, ortopedia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia e pediatria
Além da secretária de Saúde, o lançamento terá a presença do deputado federal Alberto Fraga, do deputado distrital João Hermeto, do administrador regional do Riacho Fundo, Anderson Braga, e do diretor do Hospital São Mateus, Paulo Badinhani.
Atendimento especializado
Os cerca de 300 pacientes que serão atendidos a cada dia poderão contar com médicos das áreas de ginecologia, ortopedia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia e pediatria. Nesta parceria, estão previstos 7,5 mil exames de sangue, mil de PSA (próstata), 800 de BHCG (gravidez), 3 mil ultrassonografias, 1,4 mil exames de papanicolau, 2 mil eletrocardiogramas, mil radiografias, 100 tomografias e 3 mil exames oftalmológicos. As vagas serão ofertadas tanto presencialmente quanto por marcação pela internet. Clique aqui e acesse.
“Nós estamos muito felizes de, em parceria com a Secretaria de Saúde do DF, proporcionar à população um atendimento diferenciado, de qualidade”, diz o diretor do Hospital São Mateus, Paulo Badinhani. Além de providenciar todos os insumos e a estrutura com 16 consultórios climatizados, também é responsabilidade da instituição o pessoal envolvido. “Fizemos a escolha a dedo de profissionais gabaritados, altamente qualificados para atender à população”, completa o diretor.
A expectativa é de um atendimento rápido, com o encaminhamento de imediato aos exames necessários. Além disso, tudo o que for realizado na estrutura montada pelo Hospital São Mateus será integrado aos sistemas do Sistema Único de Saúde (SUS). “Todos os resultados vão para o prontuário do paciente no SUS, ou seja, em qualquer unidade de saúde em que ele for atendido depois, vai estar tudo no prontuário”, explica o médico.
Quase 120 mil atendimentos
O Saúde Mais Perto do Cidadão é realizado por meio do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc), com contratação via recursos públicos, por meio de emendas parlamentares, sem qualquer cobrança direta dos pacientes. A iniciativa ocorre de forma integrada às ações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
A primeira etapa, realizada via emenda parlamentar do deputado federal Gilvan Maximo, com a contratação do Instituto Brasileiro de Assistência à Saúde (Ibras), foi iniciada em agosto e já realizou mais de 118 mil atendimentos em Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama e São Sebastião. Ainda estão previstas edições no Paranoá, Itapoã, Brazlândia, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II.
*Com informações da SES-DF
Fonte: Agencia Brasília