A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participou do 4º Encontro da Rede do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges-SUS), realizado em Curitiba (PR). O evento reuniu, na última semana, gestores e profissionais de saúde de 22 unidades da Federação para compartilhar práticas inovadoras e promover a gestão estratégica no SUS.
O DF foi reconhecido como pioneiro por ter sido o terceiro estado a inaugurar seu centro, em outubro de 2023. O Cieges da capital federal é uma plataforma que permite acompanhar dados atualizados e unificados de indicadores como número de servidores em atividade, detalhes de contratos e produção cirúrgica, entre outros.
“Nossa apresentação tratou da evolução da integração de dados, do desenvolvimento da plataforma Cieges e da criação da sala de operações. Além disso, destacamos a atuação do comitê da rede, que reúne diversas áreas da SES-DF para potencializar a gestão”, afirmou o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal.
A abordagem inovadora adotada no DF, incluindo o uso de georreferenciamento e monitoramento de filas cirúrgicas, chamou a atenção de gestores de outros estados. “É um sistema que o próprio Conselho Nacional de Secretários de Saúde [Conass] utiliza como referência de forma regular”, acrescentou Vidal.
Além das iniciativas da capital, o evento permitiu a troca de experiências, com a apresentação de modelos aplicados em outros estados. Um dos exemplos é o sistema Radar, que monitora as fronteiras no Paraná e em Mato Grosso do Sul.
Qualificação
Uma parceria entre a SES-DF, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conass foi anunciada durante o encontro, garantindo 20 vagas de especialização em transformação digital aos profissionais da Rede Cieges. O curso virtual visa capacitar gestores no uso de dados e evidências.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Fonte: Agencia Brasília