Selo reconhece iniciativas de combate ao fumo

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde (SES-DF) entregou o Selo Equipes Inovadoras no Controle do Tabagismo, criado para reconhecer iniciativas que ajudam pessoas a largar o vício. O evento, realizado na Escola de Governo do Distrito Federal, destacou a relevância do trabalho de equipes multiprofissionais e de abordagens integradas para ampliar a efetividade dos tratamentos.

“É muito difícil fazer as pessoas pararem de fumar se não usarmos ferramentas inovadoras. Essas equipes trouxeram muitas coisas novas, criativas, formas de fazer diferente. Isso faz toda a diferença na adesão ao tratamento desses pacientes”, explica a gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde da SES-DF, Melquia da Cunha Lima.

Cada proposta foi avaliada em 19 critérios distintos, indo desde a originalidade ao uso de canais de comunicação apropriados. A SES-DF conta hoje com mais de 84 unidades que promovem ações de combate ao tabagismo, incluindo tanto os cigarros tradicionais quanto às novas formas do vício, como os cigarros eletrônicos, os vapes e os pods.

Tratamento integrado

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 de São Sebastião foi selecionada como a experiência de maior destaque. O trabalho desenvolvido pela equipe alcançou adesão de quase 100% dos pacientes nas quatro primeiras semanas e 58% conseguiram atingir abstinência total no período.

Objetivo da premiação foi reconhecer iniciativas de sucesso no tratamento do tabagismo e promover a replicação em unidades de saúde do DF | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Para isso, a equipe combina conhecimento científico, compreensão da realidade local e criatividade para ajudarem os pacientes a largarem o tabagismo. “Muitas pessoas têm o cigarro como um companheiro, por isso, não é fácil de largar”, explica a farmacêutica Fernanda França, uma das servidoras das UBS 3 de São Sebastião.

O grupo de tabagismo se caracteriza por ser aberto à comunidade e misturar tanto pacientes no início de tratamento quanto aqueles que já estão em abstinência. Além de ações de educação em saúde, com explicações claras sobre os malefícios do fumo, há a escuta qualificada e atividades que dão protagonismo ao fumante. Há, por exemplo, o Diário Tabágico, em que a pessoa registra todos os seus cigarros, com detalhes sobre o que estava fazendo, qual era o horário e seus sentimentos.

É promovida ainda a “cápsula do tempo”, em que o próprio paciente registra seus pensamentos no início do tratamento e os recupera na fase final. Destaque ainda para a ação em que cada um pode, livremente, registrar o que o cigarro tirou de si. “Houve o caso de uma mulher que fumava escondida dos filhos. E ela notou que o cigarro a afastava deles”, conta a farmacêutica.

A UBS 3 de São Sebastião oferta, ainda, a auriculoterapia, também chamada de terapia auricular, uma especialidade da acupuntura que faz parte do programa de Práticas Integrativas em Saúde (PIS) da SES-DF. A técnica usa pinças, sementes de mostarda, esparadrapo e placas especializadas para agrupar as sementes em pontos da orelha, com foco em proporcionar alívio de patologias físicas e emocionais.

Medicamentos para o tratamento de tabagismo ou de outras doenças associadas são utilizados na UBS premiada. Também há o “kit fissura”, um conjunto de itens que podem ser usados para tentar contornar a vontade de voltar ao tabagismo.

Experiências de sucesso

Durante a entrega do selo, essa abordagem múltipla foi elogiada pela gerente do Componente Básico de Assistência Farmacêutica da SES-DF, Fernanda Duarte. “Não há como cessar o tabagismo sem a parte cognitiva comportamental. O paciente tem que sentir que está participando do processo”, explica.

Já a coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Tabagismo da SES-DF, Carolina Gerald, destacou a importância do compartilhamento de experiências. “É positivo ter essa iniciativa de premiação para haver reconhecimento dos trabalhos e para que as experiências sejam replicadas”, acrescentou.

Além da UBS 3 de São Sebastião, também foram reconhecidas as iniciativas da UBS 1 do Riacho Fundo, UBS 2 de Sobradinho, UBS 1 do Lago Norte, UBS 12 de Samambaia, UBS 2 de Taguatinga, UBS 2 do Guará, UBS 7 de Santa Maria e UBS 2 de Brazlândia. Foram apresentadas múltiplas estratégias, como a “farofa da fissura”, “meditação com uva passa”, dinâmica da ambivalência, troca de bebidas de associação positiva e a biodança, dentre outras.

Houve ainda a premiação do programa Livres da Fumaça, desenvolvido pela Secretaria de Educação do DF em escolas, com envolvimento de alunos, famílias e servidores.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU