A gestão das áreas fazendária, tributária e fiscal da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) em 2025 foi marcada por avanços tecnológicos e rigor no uso do dinheiro público.
O investimento em tecnologia viabilizou a criação do Sefit, sistema que integra câmeras para leitura de placas veiculares, balanças que pesam caminhões em movimento e um aplicativo inteligente capaz de gerar alertas fiscais em tempo real para os auditores responsáveis pela fiscalização tributária.
- 📱 Favorite o Agita Brasília no Google e acompanhe as principais notícias do dia
- ✅ Clique aqui para seguir o canal do Agita Brasília no WhatsApp
“Com essa automatização, quaisquer mercadorias que entrem ou saiam do DF, ou mesmo circulem internamente, passam a ser fiscalizadas em tempo real”, destaca o secretário de Economia do DF, Daniel Izaias de Carvalho. Segundo ele, novas iniciativas já estão em andamento, como a finalização de um novo sistema de exportação, que vai reduzir o tempo e a burocracia para os exportadores do DF.
Contas em equilíbrio
Os resultados dessas medidas refletem-se no desempenho da arrecadação. Até outubro, a receita tributária somou R$ 20,8 bilhões, o que representa um crescimento nominal de 6% em relação ao mesmo período de 2024. Os principais avanços reais ocorreram nos tributos de maior peso: o ISS registrou incremento de R$ 194,6 milhões, enquanto o ICMS apresentou aumento de R$ 191 milhões no acumulado de 2025, na comparação com o ano anterior.
Programa de sucesso
O programa Nota Legal segue consolidado junto à população. Em 2025, o prêmio principal passou de R$ 500 mil para R$ 1 milhão, totalizando R$ 7 milhões em prêmios distribuídos ao longo do ano. No conjunto, o programa devolveu R$ 136,6 milhões aos cidadãos que exigem a emissão de cupons fiscais em suas compras. A principal novidade foi o lançamento, em outubro, da versão Nota Legal Solidária, voltada às entidades sem fins lucrativos, ampliando o alcance social da iniciativa.
Mais transparência e gestão estratégica
Em dezembro, a Seec apresentou oficialmente seu Plano de Integridade, um conjunto de medidas voltadas à promoção da ética, da transparência e da boa governança. O documento tem foco na gestão de riscos e busca fortalecer a cultura de integridade nos processos e nas ações da pasta.
Outro avanço relevante foi o lançamento, em novembro, do GestãoDF, que passou a funcionar como um repositório centralizado de dados antes dispersos entre diversos órgãos do governo. Também se destacou a consolidação da Plataforma Parcerias-DF, desenvolvida para ampliar a transparência das parcerias entre o GDF e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
Valorização dos servidores
Na área de gestão de pessoas, o Governo do Distrito Federal prorrogou, em 2025, 13 concursos públicos de áreas essenciais, como educação, saúde, segurança e regulação, garantindo a continuidade dos certames em vigor. No período, foi lançado apenas um novo concurso, o do Corpo de Bombeiros Militar do DF, com editais para oficiais e praças. Até novembro, também foram realizadas 343 nomeações em carreiras estratégicas.
*Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)









