A construção do corredor exclusivo de ônibus no Trecho 1 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) avança para uma nova fase, com a ativação dos serviços de terraplanagem sob o viaduto em construção logo após a passarela de pedestres da Octogonal. A obra, parte do Corredor Eixo Oeste, é essencial para melhorar a mobilidade urbana e o transporte público coletivo no Distrito Federal.
Após a terraplanagem, serviços contemplarão nivelamento, compactação e correção de desníveis | Foto: Divulgação/SODF
A terraplanagem consiste na preparação do solo para receber as próximas etapas. Esse processo envolve nivelamento, compactação e correção de desníveis, garantindo uma base resistente e estável para a pavimentação. No caso da Epig, o pavimento será de concreto, material escolhido por sua durabilidade e resistência ao tráfego intenso de ônibus.
Etapas
“Estamos avançando em mais uma etapa importante para consolidar o Corredor Eixo Oeste”, detalha o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro. “Esse trecho fará a ligação direta entre a EPTG e a Asa Sul, garantindo mais rapidez e conforto para os passageiros do transporte público.”
Bruno Almeida, engenheiro responsável pela obra, explica que, após a conclusão da terraplanagem, segue-se a aplicação do pavimento de concreto. “O corredor exclusivo permitirá maior fluidez e segurança no deslocamento dos usuários do transporte coletivo, reduzindo o tempo de viagem e proporcionando mais eficiência ao sistema”, pontua.
Com a conclusão da obra, a via Epig passará a integrar um dos principais corredores de transporte do DF, permitindo a conexão eficiente para os usuários do transporte público coletivo que se deslocam do Sol Nascente ao centro da cidade e Asa Sul, passando por vias como Hélio Prates, Pistão Norte, EPTG e Setor Policial.
*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF)
Fonte: Agencia Brasília