No primeiro semestre de 2026, o projeto Territórios Afrocandangos realiza uma série de oficinas gratuitas no Território 17 – Ilê Asé Ojuina Sorokê Efon / Instituto Ojuinā, localizado na DF 140, Km 8, no Jardim Botânico, no Distrito Federal. A iniciativa integra um circuito formativo que percorre 22 territórios de matriz africana no DF e Entorno, promovendo a valorização das culturas tradicionais de terreiro, dos saberes ancestrais e de práticas artísticas, estéticas e sustentáveis.
Com uma programação composta por quatro cursos e 16 encontros presenciais, o projeto oferece oficinas que vão das tranças ancestrais à confecção de trajes rituais com técnicas sustentáveis, passando pela fotografia de ritos afro-brasileiros e pelo artesanato litúrgico ligado aos orixás. As atividades são conduzidas por oficineiros reconhecidos em suas áreas, fortalecendo a transmissão de conhecimentos tradicionais e a formação cultural comunitária.
O Territórios Afrocandangos reafirma os terreiros como espaços vivos de educação, memória, identidade e resistência cultural no Distrito Federal.
Programação – Território 17
Local: Ilê Asé Ojuina Sorokê Efon – Instituto Ojuinā
Endereço: DF 140, Km 8 – Jardim Botânico – DF
Horário: Todas as oficinas, das 14h às 18h
Período: janeiro a abril de 2026
Responsável pelo território: Babalorisá Veber Ti Sorokê
Oficina 1
Tranças da Ancestralidade
Oficineira: Profa. Gabriela Dia
Datas:
-
18/1/2026 (domingo)
-
21/2/2026 (sábado)
-
22/2/2026 (domingo)
-
28/2/2026 (sábado)
-
21/3/2026 (sábado)
-
11/4/2026 (sábado)
Descrição:
A oficina propõe uma imersão na história das tranças como expressão cultural e ancestral. O curso combina apresentação teórica sobre os significados históricos e simbólicos das tranças com atividades práticas em cabeças de treino, abordando técnicas de tranças nagô, box braids, variações de divisão, nomenclaturas e cuidados com diferentes texturas de cabelo antes, durante e após os penteados.
Serão 6 encontros gratuitos, sempre das 14h às 18h. Para obtenção do certificado, é necessária a participação em todos os encontros. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.
Inscrições: https://app.higestor.com.br/inscricao/16799/oficina-de-trancas-da-ancestralidade
Oficina 2
Técnicas de Ecoprint e Impressão Botânica aplicadas a trajes de ritos afro-brasileiros
Oficineiro: Prof. Dr. Fausto Viana (USP – São Paulo)
Datas:
-
31/1/2026 (sábado)
-
1/2/2026 (domingo)
Descrição:
A oficina apresenta técnicas sustentáveis de ecoprint e impressão botânica voltadas à confecção de trajes utilizados em ritos de candomblé, umbanda e outras expressões afro-brasileiras. O conteúdo enfatiza o uso consciente de materiais naturais e processos de tingimento ecológico aplicados à indumentária ritual.
Serão 2 encontros gratuitos, das 14h às 18h. Para certificação, é obrigatória a participação nos dois dias. Vagas limitadas por ordem de inscrição.
Mais informações: WhatsApp (61) 99267-6000
Oficina 3
Olhares Ancestrais: Fotografia de Candomblé e Ritos Afro-brasileiros com celular
Oficineiro: Prof. Luan Brasil (USP – São Paulo)
Datas:
-
7/3/2026 (sábado)
-
8/3/2026 (domingo)
-
14/3/2026 (sábado)
-
15/3/2026 (domingo)
Descrição:
A oficina apresenta princípios básicos da fotografia — como luz, enquadramento, ângulo e composição — aplicados ao registro respeitoso e sensível dos ritos afro-brasileiros, utilizando o celular como ferramenta principal.
Serão 4 encontros gratuitos, sempre das 14h às 18h. Para certificação, é necessária a participação em todos os encontros. Vagas limitadas.
Mais informações: WhatsApp (61) 99267-6000
Oficina 4
Nós da Terra: nós e tranças que confeccionam os adornos dos orixás
Oficineira: Artesã e Profa. Sheila Santana
Datas:
-
21/3/2026 (sábado)
-
11/4/2026 (sábado)
-
12/4/2026 (domingo)
Descrição:
A oficina ensina técnicas básicas de macramê utilizando materiais como palha da costa, búzios e outros elementos naturais associados aos trajes da terra. O conteúdo valoriza o artesanato ancestral brasileiro aplicado à confecção de paramentos litúrgicos e objetos simbólicos ligados aos orixás.
Serão 3 encontros gratuitos, das 14h às 18h. Para certificação, é obrigatória a participação em todos os encontros. Vagas limitadas.
Mais informações: WhatsApp (61) 99267-6000
Sobre o projeto
O Territórios Afrocandangos reafirma os terreiros como espaços fundamentais de produção de conhecimento, arte, espiritualidade e cidadania, promovendo ações formativas que dialogam com direitos humanos, políticas públicas afirmativas e a preservação da cultura afro-brasileira no Distrito Federal e Entorno.
De Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.








