Na tarde desta sexta-feira (9), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou o Decreto Nº 47.208, que revogou o decreto anterior, de Nº 46.287, de 23/9/2024, que proibia o trânsito de caminhões na DF-463, no sentido Brasília-São Sebastião. Com isso, o tráfego de veículos pesados volta a ser liberado na rodovia. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
A medida de restrição do fluxo de veículos de transporte de cargas havia sido empregada em função de sinistros graves ocorridos no local. Após a proibição, o Governo do Distrito Federal (GDF) solicitou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) que elaborasse estudos técnicos para analisar qual a melhor solução a ser adotada nessa rodovia em relação ao tráfego.
Após a conclusão dos estudos e a realização de audiência pública com a população de São Sebastião, o DER-DF começou a trabalhar na implementação de dispositivos de segurança com o objetivo de inibir a ocorrência de sinistros na DF-463.
Foi então criada uma segunda área de escape na área urbana de São Sebastião ー com o apoio da administração regional ー e foram instalados novos dispositivos de segurança, tais como ondulações e barreiras eletrônicas, para garantir a redução da velocidade na via.
A sinalização horizontal e vertical ao longo da DF-463 também foi reforçada. Além disso, no trecho de descida para São Sebastião, a velocidade de operação dos veículos pesados foi reduzida de 50 km/h para 30 km/h.
“Com essas medidas de segurança, esperamos reduzir drasticamente os sinistros na DF-463. Aproveito o Maio Amarelo para enfatizar que um trânsito seguro só é possível se cada um fizer a sua parte. Pedimos aos motoristas que respeitem as leis de trânsito, reduzam a velocidade, obedeçam a carga máxima permitida e realizem periodicamente a manutenção dos veículos”, reforçou Nacfur.
*Com informações do DER-DF