Ano de recordes nas chegadas de turistas estrangeiros, 2025 também deve ser marcado pelo maior volume da história em receitas geradas pelo turismo internacional no Brasil. De janeiro a novembro deste ano, visitantes internacionais deixaram na economia do país US$ 7,17 bilhões. O balanço foi divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira (19). Um volume de recursos 8,41% maior em relação ao mesmo período do ano passado e muito próximo do total de 2024, que foi de 7,3 bilhões de dólares.
Somente em novembro, o valor dessas entradas ficou em US$ 560 milhões. As marcas acompanham o desempenho impressionante na chegada de turistas internacionais, refletindo também os esforços da Embratur ao lado do Governo Federal, dos estados, dos municípios e de todo o setor privado na promoção internacional do Brasil, posicionando o país como um destino competitivo, atrativo e estratégico no mercado global de viagens.
Na visão do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, é importante celebrar as conquistas, que também apontam para os desafios futuros. Freixo destaca a necessidade de trabalhar com todo o trade, utilizando inteligência e inovação, para manter os novos patamares na entrada de divisas e de turistas internacionais e projetar um crescimento ainda maior.
“É um ano histórico para o turismo internacional no Brasil e que comprova que elevamos o Brasil para outro patamar no mercado global do turismo. E quando falamos desse grande volume de recursos que o turista estrangeiro deixa em nosso país, significa que milhares de pequenos e médios empreendedores estão com seus negócios aquecidos, que o turismo está gerando empregos, renda e movimentando nossa economia com sustentabilidade”, comentou Freixo.
Chegadas internacionais
De janeiro a novembro deste ano o país registrou 8.390.708 chegadas de viajantes de outros países. Além de ampliar a marca histórica, o volume é 40,6% maior que o contabilizado no mesmo período do ano passado. O penúltimo mês de 2025 também foi o melhor de toda a série histórica e teve 704.159 visitantes vindo de outros países desembarcando em solo brasileiro. Desempenho 25,6% melhor que no mesmo mês de 2024.
A Argentina segue como maior país emissor de turistas para o Brasil. Em 11 meses de 2025, os destinos brasileiros registraram a chegada de 3,1 milhões de hermanos, valor 82,1% maior que no mesmo período de 2024. O segundo lugar entre os maiores emissores fica com o Chile, com 721.497 entradas entre janeiro e novembro de 2025. Em termos percentuais, o registro aponta um crescimento de 24,4%. Em terceiro lugar estão os Estados Unidos, com 677.888 chegadas e crescimento de 5,8%, seguido pelo Uruguai, com 487.514 turistas e 37,2% de aumento em relação ao período de janeiro a novembro de 2024, e em quinto, o Paraguai, com 454.327 desembarques estrangeiros, aumento de 14,4%








