Após três finais de semana de ocupações em diferentes pontos do Distrito Federal, a performance circense Mão chega à reta final. Dirigida por Renato Linhares (Intrépida Trupe e Foguetes Maravilha), a intervenção urbana combina circo, dança e artes visuais em um ritual coletivo de construção. As últimas apresentações acontecem sábado (20/9), às 16h, no CCBB Brasília, e domingo (21/9), às 15h30, no Eixão do Lazer (102 Sul), com entrada gratuita.
Em cena, os performers erguem uma estrutura de ferro e madeira de oito metros, enquanto executam acrobacias, giros e movimentos coreografados que revelam a força coletiva e o trabalho artesanal que sustentam o circo. Ao final, a estrutura é tombada e transformada, criando uma escultura efêmera que encerra a performance, acompanhada de efeitos visuais e sonoros.
Segundo Renato Linhares, a obra evidencia a construção invisível que precede o espetáculo. Já Adelly Costantini, idealizadora e performer, destaca que Mão é uma obra multidisciplinar que dialoga com o trabalho, a cidade e a experiência coletiva, uma verdadeira ode aos trabalhadores.
Desde sua estreia em 2016, Mão já circulou por museus, avenidas, escolas, comunidades e festivais nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo apresentada agora em Brasília em locais públicos, garantindo uma experiência democrática e sensorial para o público.
Acessibilidade
A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.
A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou, ainda, pelo QR Code na própria van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code, que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.
Horários da van – de quinta a domingo:
Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h
CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas.
Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
Agenda das apresentações:
20 de setembro (sábado) – 16h – CCBB Brasília – sessão com acessibilidade de audiodescrição
21 de setembro (domingo) – 15h30 – Eixão Sul – altura da 102 Sul
CCBB Brasília
Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (61) 3108-7600
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site/ bb.com.br/cultura
Facebook/ @ccbb.brasilia
Instagram/ @ccbbbrasilia
YouTube/ bancodobrasil
TikTok/@ccbbcultura
SERVIÇO
Local: CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Período: de 30 de agosto a 21 de setembro, sempre aos sábados e domingos
Ingressos gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília.
Classificação indicativa: Livre
Fonte: Conteúdo Comunicação