Últimos dias de inscrição para o Programa de pós-graduação em Ciências para a Saúde da ESP-DF

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde...

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), está com inscrições abertas para a seleção de candidatos aos cursos que integram o Programa de Pós-Graduação em Ciências para a Saúde. Ao todo, são quatro editais publicados: dois para o curso de mestrado e dois inéditos para o curso de doutorado profissional. As inscrições podem ser realizadas até o próximo domingo (7).

No que diz respeito ao doutorado profissional, um dos editais é destinado a portadores de diploma de curso de graduação na área da saúde e/ou áreas afins e oferece seis vagas. Já o outro é voltado a portadores de diploma de curso superior em enfermagem e oferece quatro vagas. Em ambos os casos, é necessário apresentar diploma de mestrado na área da saúde e/ou áreas afins, e há previsão de vagas para ações afirmativas.

As inscrições podem ser realizadas até o próximo domingo (7) | Foto: Divulgação/Fepecs

Segundo a coordenadora do programa, Leila Göttems, a novidade da seleção é a oferta do doutorado profissional. “Vamos fazer a seleção de 10 candidatos para a primeira turma. A intenção é lançar um novo edital a cada ano”, afirma. É importante destacar que foram publicados dois editais para o doutorado, sendo um deles apoiado pelo edital de fomento à pesquisa do Acordo CAPES — Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Leila explica que a ação tem como objetivo estimular os enfermeiros a cursarem o doutorado profissional contando com apoio financeiro para os custos do desenvolvimento dos produtos.

Mestrado

Os editais do mestrado profissional seguem a mesma estrutura dos editais do doutorado e também apresentam uma oportunidade diferenciada para os profissionais da enfermagem. Tanto o edital destinado a profissionais da área da saúde e/ou áreas afins quanto o edital para enfermeiros oferecem 10 vagas cada, sendo cinco delas reservadas para ações afirmativas.

É importante destacar que todos os candidatos deverão comprovar vínculo empregatício há pelo menos um ano com estabelecimentos de saúde da rede pública municipal, estadual ou federal; com instituições filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS); ou com instituições educacionais públicas, em atividades de assistência, gestão ou educação. No caso dos enfermeiros, também é necessário possuir registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) e/ou no Conselho dos demais estados da Federação que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Inscrições e fases

As inscrições podem ser realizadas até  dia 7 de setembro, no site da Fepecs. Os candidatos serão avaliados em cinco etapas: análise dos documentos exigidos, prova escrita, avaliação do anteprojeto de pesquisa, análise do formulário de pontuação de produção técnico-científica e prova oral. É fundamental que todos leiam atentamente o edital e sigam rigorosamente as instruções para validar a inscrição.

*Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU