O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe o espetáculo infantojuvenil Fábrica de Nuvem até o próximo domingo, 10 de agosto. O projeto vem encantando os brasilienses de todas as idades ao unir arte circense, teatro físico, bonecos e palhaçaria para tratar, com delicadeza e poesia, sobre as mudanças climáticas.
Vencedor do 8º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças e Jovens do Rio de Janeiro na categoria Melhor Espetáculo, além de outras três premiações técnicas e artísticas, o trabalho assinado por João Ferreira mescla elementos do teatro físico, da palhaçaria, do circo e da manipulação de bonecos para construir uma narrativa encantadora e ao mesmo tempo crítica sobre os desafios ambientais da atualidade.
A peça conta a história de uma mulher que vive em uma fábrica de nuvens no alto da floresta. Ela é responsável por manter a regularidade das chuvas, tarefa que desempenha enquanto também cuida da casa, da filha e de si mesma. Mas a rotina se desestabiliza quando resíduos, como um saco plástico, interferem na engrenagem da fábrica. A metáfora lúdica logo se transforma em um alerta sobre os impactos do lixo e nossas escolhas cotidianas.
Flávia Costa dá vida à protagonista em uma performance cativante, utilizando um grande aparelho cenográfico que representa simultaneamente sua casa, a fábrica de nuvem e o caos interior da personagem. Completam o elenco os artistas Julio Manhães e Alarisse Mattar, que também atuam em cena manipulando objetos e personagens da cultura popular brasileira.
A montagem, com entrada 100% gratuita, acontece no espaço conhecido como Quadradinho do CCBB, de quarta a sábado às 16h e aos domingos às 15h. Com apenas 50 minutos de duração e classificação livre, é um programa perfeito para todas as idades, especialmente para quem quer levar as crianças a um espetáculo sensível, educativo e esteticamente primoroso.
Além da experiência artística, o espetáculo também propõe reflexões sociais importantes. “O Brasil é imenso e, muitas vezes, achamos que estamos distantes dos problemas que ameaçam a Amazônia e outras áreas sensíveis. Mas o espetáculo nos convida a entender que tudo está conectado. Pequenas atitudes geram grandes impactos”, explica o diretor João Ferreira.
Para facilitar o acesso do público, o CCBB oferece o transporte gratuito do centro de Brasília até o espaço cultural, com saída próxima à Biblioteca Nacional. Uma iniciativa que reforça o compromisso do centro com a democratização da cultura e a acessibilidade.
Com sua atmosfera mágica e crítica, “Fábrica de Nuvem” se despede do público de Brasília neste fim de semana. Para quem ainda não assistiu, esta é a chance de mergulhar em um universo mágico onde repensar o futuro do planeta começa com um simples gesto: jogar o lixo no lugar certo.
SINOPSE
O espetáculo narra a saga de uma mulher e suas peripécias para salvar o planeta da ameaça de uma crise climática. Encarregada da manutenção das chuvas numa fábrica de nuvem na floresta, a personagem se divide nas funções de cuidar do clima, da casa e de si. Cansada de sua rotina, problemas surgem e provocam diversos transtornos. Vivendo um conflito entre ser o algoz e a única com condições de reverter o problema, ela embarca numa jornada de redenção.
SERVIÇO
Temporada: 23 de julho a 10 de agosto
Sessões: quarta a domingo
Horário: 16h (qua a sáb) e 15h (dom)
Local: Quadradinho do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – SCES, Trecho 2 – Brasília/DF
Tel: 61 3108 7600
Todas as apresentações são gratuitas
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos.
Fonte: La Pauta Comunicação









