Pesquisar
Close this search box.

UnDF e Fiocruz Brasília discutem acordo de cooperação técnica

Representantes do corpo técnico da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes

Representantes do corpo técnico da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Brasília) estiveram reunidos na sexta-feira (20), no auditório do Campus Norte da Universidade. O encontro marcou o início das tratativas para a celebração de acordo de cooperação mútua entre as instituições. Uma minuta do plano de trabalho do acordo está sendo construída em conjunto e a estimativa é de que a parceria seja formalizada em dezembro deste ano.

Para a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, a viabilização da parceria é mais um momento histórico para a instituição. “O que fizermos hoje é mais um trabalho que, certamente, dará frutos para o amanhã. Estarmos juntos à Fiocruz Brasília traz uma expertise muito importante para quem pretende, como é o caso da UnDF, abrir possibilidades na área de divulgação científica, uma vez que é uma instituição com décadas de experiência e consolidada nas questões próprias de pesquisa em saúde e de formação, bem como pelo seu reconhecimento internacional”, destacou.

Durante o encontro, a diretora da Fiocruz Brasília e secretária executiva do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), Maria Fabiana Damásio, apresentou, as linhas de atuação do órgão e os programas desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e suas aplicações no Distrito Federal. “Eu saio daqui com a esperança de que a parceria entre a Fiocruz e a UnDF seja bastante profícua. Que as ações e competências já desenvolvidas pelas duas instituições possam caminhar juntas e focadas naquilo que o Distrito Federal precisa, em especial, nas necessidades da área da saúde nas regiões administrativas”, ressaltou.

Érika Camargo, professora da área de Nutrição Clínica e Ambulatorial da UnDF e docente da pós-graduação da Fiocruz Brasília, é uma das incentivadoras da parceria. “Como estamos em processo de construção, de pensar em uma instituição diferente, entendi que a Fiocruz – com a sua expertise e infraestrutura – poderá auxiliar no crescimento da universidade”, explicou. “Existe, também, uma veia muito social na Fiocruz e penso que se encaixa perfeitamente com o que fazemos aqui na UnDF. Então, acho que será o casamento perfeito”, complementou.

A proposta que está sendo elaborada pelas duas instituições é voltada ao planejamento e à execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão viabilizadas pela Fiocruz, a serem realizadas em conjunto com a comunidade acadêmica da UnDF e em prol do desenvolvimento social no Distrito Federal.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU