UPA de Samambaia reforça conscientização no Novembro Azul com ação voltada à saúde do homem

A prevenção continua como a melhor aliada da saúde, especialmente quando o assunto é o câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre homens no Brasil. Com esse foco, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia, administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), promoveu, nesta terça-feira (18), uma ação especial em alusão ao Novembro Azul.

Com o tema Homem Também se Cuida!, a iniciativa buscou reforçar a importância do diagnóstico precoce e incentivar hábitos de autocuidado entre pacientes e colaboradores do sexo masculino. Durante a programação, foram distribuídos materiais informativos e estimulados diálogos abertos sobre temas que ainda enfrentam resistência ou tabu.

A ação foi organizada pela gerência da UPA com apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade. De acordo com a gerente da UPA, Regilane Fonseca, a proposta é aproximar os homens dos serviços de saúde e reduzir barreiras culturais que dificultam a procura por atendimento contínuo.

Com esse foco, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia, administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), promoveu, nesta terça-feira (18), uma ação especial em alusão ao Novembro Azul | Foto: Divulgação/IgesDF

“O Novembro Azul é uma oportunidade de lembrarmos que saúde não pode ser deixada para depois. Queremos que nossos usuários e profissionais se sintam acolhidos e busquem atendimento sempre que necessário”, explica.

Além de destacar os cuidados preventivos, a mobilização reforçou a relevância de atitudes simples que fazem diferença no dia a dia como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, evitar o tabagismo e o alcoolismo e realizar exames periódicos.

Segundo a gerente, falar sobre o Novembro Azul é reafirmar o compromisso com a saúde do homem e com a força da prevenção. “O diagnóstico precoce salva vidas e rompe barreiras ainda marcadas por tabus. Cuidar de si é um ato de responsabilidade e coragem. Que essa consciência siga presente todos os dias, não apenas nos novembros da nossa vida”, destaca Regilane.

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU