Durante o Carnaval 2026, o sistema de transporte público coletivo do DF registrou grande movimentação de passageiros, com a população se beneficiando do programa Vai de Graça por quatro dias seguidos. Foram 2.469.056 acessos nos ônibus e no metrô da capital. Mais uma vez, a população aproveitou a gratuidade no transporte coletivo para frequentar os eventos realizados por todo o Distrito Federal.
Os ônibus tiveram 2.129.494 embarques nos quatro dias de folia, enquanto o metrô registrou 339.562 acessos. No Carnaval anterior, foram 2.252.038 viagens nos coletivos e 306.099 acessos no metrô. A segunda-feira (16), com os ônibus circulando em horários de dia útil e o metrô com viagens até 1h da madrugada, foram transportados 722.088 passageiros em todo o DF. Houve uma pequena redução de 3,4% no total de viagens, com impacto na segunda-feira e na terça-feira de Carnaval. Veja quadro comparativo ao final da matéria.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a movimentação de passageiros durante o Carnaval altera os horários de pico do transporte coletivo, exigindo maior controle da operação para atender à população. “Tivemos um Carnaval bastante movimentado, com a quantidade de passageiros semelhante ao mesmo período do ano anterior, e a frota de ônibus operou com regularidade em todos os eventos do Distrito Federal. Mais uma vez, o transporte público coletivo do DF mostra a sua eficiência para atender aos deslocamentos da população”, afirmou o secretário.
A gratuidade no transporte público coletivo do DF durante o Carnaval é prevista no Decreto do GDF nº 46.924/2025, o mesmo que instituiu o programa Vai de Graça aos domingos e feriados. A gratuidade começou à zero hora de sábado (14) e se estendeu até às 23h59 de terça-feira (17).
Com as passagens de graça durante todo o período de Carnaval, o transporte público do DF funciona com reforço de viagens ao longo do dia e na dispersão do público para atender a demanda de passageiros. Em 2025, a Semob determinou o reforço de frota com 90 veículos a mais. Este ano, foram disponibilizados 110 veículos a mais para atender às viagens extras.
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)









