O Projeto Acessibilidade Cultural segue com inscrições abertas para suas oficinas gratuitas até o dia 10 de outubro. Realizadas no Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Samambaia, as atividades contemplam cursos de Libras, audiodescrição, acessibilidade atitudinal, legendagem, Norma ABNT 9050 e estratégias práticas para o atendimento a pessoas com deficiência.
As oficinas já estão em andamento e têm reunido alunos de diferentes regiões do DF, despertando entusiasmo entre os participantes e também no idealizador do projeto, o rapper e agente cultural Mano Samir. “Está sendo incrível, eu estou acompanhando em todos os cursos o progresso dos alunos. Eles estão amando fazer as oficinas”, comemora.
Para Samir, a iniciativa vai além do aprendizado em sala. “Será uma diferença enorme, pois terão oportunidades não só de aprendizado, mas também profissionais, onde poderão ter experiência com pessoas com deficiência e entender o nosso maravilhoso mundo”, destaca. A ação conta com o apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFB Samambaia.
Com uma trajetória marcada pela superação e pelo uso da cultura como ferramenta de transformação, Mano Samir ressalta a importância do impacto social da ação. “Espero que tenhamos ainda mais alunos, pois essas oficinas são muito importantes. No final, todos receberão certificado de conclusão, algo que vão levar para a vida toda. Estou muito feliz pelo belo resultado”, afirma o rapper.
A proposta do projeto nasceu a partir da vivência de Mano Samir em parceria com a consultora e PCD Mariana Guedes, com o objetivo de ampliar o debate sobre acessibilidade e gerar novas possibilidades de inclusão. Grande parte dos instrutores é formada por pessoas com deficiência, o que reforça o caráter transformador da iniciativa.
As inscrições podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeiPt5Vuw_CF8CiegzogiCNZZCtvQd0huTQ8ywP3-ovzrBUbw/viewform
SERVIÇO
Inscrições para os cursos de acessibilidade do projeto Acessibilidade Cultural
Link para as inscrições: https://forms.gle/U1U4NnLmFzg53aQY7
Local das aulas: Instituto Federal de Brasília – IFB, campus Samambaia
Horários: Verificar a programação