Distrito Federal ultrapassa 500 mil doses aplicadas contra a gripe

No Distrito Federal, até setembro deste ano, cerca de 505 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe. O valor corresponde...

No Distrito Federal, até setembro deste ano, cerca de 505 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe. O valor corresponde a pouco mais de 30% da parcela da população que pode se imunizar contra a influenza pela rede pública. Nesse rol estão incluídos idosos, pessoas com comorbidades, indígenas, trabalhadores da saúde, gestantes, população carcerária, crianças, entre outros.

Do total de vacinados, aproximadamente 350 mil fazem parte dos grupos prioritários. Considerando somente gestantes, idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e crianças entre 6 meses e 6 anos, o número chega a 314 mil, o que equivale a quase 50% dos integrantes dessa população no DF. A cobertura, porém, encontra-se abaixo da meta para esse estrato em específico, que prevê a imunização de ao menos 90% dos indivíduos desses grupos.

Do total de vacinados, aproximadamente 350 mil fazem parte dos grupos prioritários. Considerando somente gestantes, idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e crianças entre 6 meses e 6 anos, o número chega a 314 mil | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

À frente da Gerência da Rede de Frio (GRF) da Secretaria de Saúde (SES-DF), Tereza Pereira reforça que diversas estratégias vêm sendo utilizadas pela SES-DF para ampliar o acesso da população à vacinação. “Atualmente, a rede pública disponibiliza Unidades Básicas de Saúde (UBSs) operando em horário estendido, até à noite, a fim de atender pessoas dos grupos prioritários que queiram se proteger.”

Entre as ações da SES-DF destacam-se, ainda, a vacinação infantil nas escolas; o projeto de imunização itinerante, no qual o carro da vacina passa a fazer a busca ativa em localidades de menor acessibilidade; a abertura de novas UBSs; além de atividades aos finais de semana em espaços com grande fluxo de pessoas.

“É fundamental a imunização dos grupos prioritários, uma vez que são a parcela da população que mais apresenta casos graves, hospitalização e até óbitos”, alerta Pereira. Em toda a capital federal, a SES-DF conta com mais de 170 UBSs disponíveis para a vacinação contra a gripe. Clique aqui e confira as unidades.

Arte: SES-DF

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU