Novo ciclo do Aprova DF tem inscrições abertas

Oportunidade, inclusão e transformação definem o novo ciclo do projeto Aprova DF, que abriu inscrições nesta semana para mais uma etapa de preparação gratuita voltada a candidatos de nível médio e superior interessados em disputar processos seletivos e concursos públicos. Promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), em parceria com a Associação Cresce-DF, a iniciativa já se consolidou como um dos maiores projetos de capacitação do país, alcançando mais de 250 mil participantes desde julho do ano passado.

O objetivo central é democratizar o acesso aos estudos e garantir que pessoas sem condições de pagar por cursinhos preparatórios tenham acesso a conteúdos de qualidade, ministrados por professores experientes e reconhecidos em Brasília. As primeiras aulas deste novo ciclo começam dia 13 de dezembro, e o projeto seguirá até 13 de dezembro de 2026.

Além de assistir a aulas com professores experientes, os alunos ganham o material de estudo e lanche | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus

Estrutura completa

As aulas do Aprova DF ocorrem sempre aos sábados e domingos, das 8h às 17h, no Edifício Oscar Alvarenga, na Quadra 3 do Setor Comercial Sul. Os participantes recebem apostilas, kit lanche e material escolar para garantir conforto e melhores condições de estudo. A programação inclui disciplinas essenciais para concursos, como português, matemática, redação, raciocínio lógico e atualidades, além de conteúdos cobrados com frequência em certames públicos, como direito administrativo e direito constitucional.

Neste novo ciclo, serão incluídas novas matérias, como Lei Orgânica do DF, além de novos professores de cursinhos renomados da capital.

Transformação pela educação

Maria Aparecida Santos: “Com os professores daqui, que dão a vida e se dedicam, percebi que posso”

Entre os milhares de alunos que já passaram pelo Aprova DF, Maria Aparecida Santos, 41 anos, moradora do Gama, se destaca pela força e pela superação. Auxiliar de serviços gerais durante a semana, ela conheceu o projeto em setembro do ano passado e, desde então, compareceu a todas as aulas aos fins de semana — inicialmente sem pretensão de prestar concursos. A surpresa veio depois do primeiro certame, no qual ficou entre as classificadas. Faltaram apenas seis pontos para conquistar a vaga direta. 

“O que aprendi aqui e esse resultado me fizeram entender que o concurso público também é para mim. Eu vi que tinha capacidade. Com os professores daqui, que dão a vida e se dedicam, percebi que posso. E eu vou entrar no concurso público, porque o Aprova tem me ajudado bastante”, afirma.

Com o Aprova DF, Édipo Batista espera realizar o sonho de ser um servidor público

História semelhante é a do atleta de basquete em cadeira de rodas Édipo Batista, 29 anos, morador do Riacho Fundo II. Ele participa do projeto desde novembro do ano passado e reconhece que o Aprova DF abriu portas que antes pareciam inalcançáveis. “Ser servidor público se tornou um sonho desde que me tornei deficiente. Mas esse sonho estava distante, porque não tinha condição de pagar um curso preparatório presencial. Um curso com tanta excelência e ainda gratuito faz muita diferença na minha vida. Fora que aqui estou fazendo novos amigos que também têm sido fundamentais para concretizar esse objetivo”, destaca.

Professora de Direito Administrativo e participante de ciclos anteriores, Ingrid Santos ressalta a dimensão humana do projeto e o impacto direto que testemunha na vida dos alunos. “As pessoas chegam carentes de conhecimento e de oportunidade, mas com uma vontade enorme de mudar de vida. Muitas nunca conseguiram estudar porque não tinham acesso, tempo ou recursos. Aqui, elas encontram essa chance. É um projeto que transforma realidades e, para mim, participar disso é extremamente gratificante”, resume.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o projeto cumpre uma função social fundamental ao romper barreiras e ampliar horizontes. “O Aprova DF vai além da preparação acadêmica. Ele mostra que, quando o poder público investe nas pessoas, transforma vidas. O projeto devolve esperança, cria oportunidades reais e abre caminhos para quem sempre sonhou com a carreira pública, mas não tinha onde começar.”

O presidente da Associação Cresce-DF, Eduardo Campos, reforça o compromisso da iniciativa. “O Aprova DF é um divisor de águas para muita gente. É preparação, é acolhimento e é também a certeza de que todos podem sonhar — e realizar.”

*Com informações da Sejus-DF
 

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU