Núcleo Rural Capoeira do Bálsamo recebe saúde e cidadania em ação de Natal

Na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), muito além de presentes, o Papai Noel entrega saúde e cidadania. Na manhã deste sábado (6), a comunidade do Núcleo Rural Capoeira do Bálsamo, no Lago Norte, recebeu a visita de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Lago Norte em uma ação especial de Natal.

A população assistida pela equipe de Saúde da Família (eSF) contou com oferta de vacinas, testes rápidos, avaliação odontológica, entrega de kits de higiene bucal e acompanhamento da saúde de beneficiários do Bolsa Família. Além de serviços, um bazar solidário com roupas e brinquedos distribuídos gratuitamente foi organizado pelos profissionais. O cardápio com doces e salgados, junto a brincadeiras e atividades infantis, completava a festa.

Para a pequena Maria Cecília, que comemorava antecipadamente o aniversário de um ano, que completará neste domingo (6), era mesmo motivo de festa. A mãe, Maria Juliana Paixão, 41 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão de vacina e realizar avaliação odontológica da bebê. Ela repetiu testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e ainda escolheu algumas roupas que precisavam.

A população assistida pela equipe de Saúde da Família (eSF) contou com oferta de vacinas, testes rápidos, avaliação odontológica, entrega de kits de higiene bucal e acompanhamento em saúde aos beneficiários do Bolsa Família. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF

“Gosto bastante dessas ações. Não perco! Toda vez que tem, eu venho”, garante. “É um ação que a comunidade precisa, pois muita gente não tem disponibilidade para ir até a unidade de saúde. Sem falar que eles trazem muita alegria pra gente”, afirma a moradora da região.

Saúde e solidariedade

Atividades deste tipo são realizadas periodicamente pela eSF. A intenção, desta vez, foi aproveitar o “espírito natalino”. “A gente sempre tenta unir as duas coisas: saúde e solidariedade”, explica a técnica em enfermagem, Marlene Oliveira.

O evento aconteceu no espaço da Igreja Libertar, parceiro regular na localidade. Foram mais de dez profissionais, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, odontólogos, técnicos em saúde bucal e Agente Comunitário de Saúde. Também apoiaram a ação professoras e estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), que colaboram com a rotina da UBS.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU