A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) lançou a 5ª edição do Roteiros de Conhecimento nesta terça-feira (3). O material consolida-se como a apresentação do acesso e do funcionamento da instituição de forma didática e simples, por meio de diversos materiais e projetos desenvolvidos. Ao todo, a cartilha reúne dezenas de publicações, séries, projetos e serviços, evidenciando o amplo alcance da atuação da Defensoria Pública junto a diferentes públicos do Distrito Federal.
A nova edição traz informações sobre as cartilhas Morar é um direito; Golpes, bancos e planos de saúde; Sou trans e retifiquei meu nome e gênero, e agora?; e Dignidade não se prende: direitos da população LGBTQIAPN+ no cárcere. A publicação representa o acesso à Justiça, a busca ativa, a mobilidade, a prevenção, a educação e a sustentabilidade. A lista de materiais ainda aborda temas como formas de acesso à Defensoria Pública, educação para a vida adulta, mediação e cultura de paz, Direito de Família, relações de consumo, entre outros.
“O Roteiros de Conhecimento traduz, em linguagem simples e acessível, a atuação da Defensoria Pública do DF e os caminhos para que a população conheça e exerça seus direitos. Investir em educação em direitos é prevenir conflitos, fortalecer a cidadania e aproximar a instituição de quem mais precisa de informação e orientação”, destacou o defensor público-geral, Celestino Chupel.
O defensor público Evenin Ávila, diretor da Escola de Assistência Jurídica (Easjur), ressaltou o caráter pedagógico e estratégico da publicação: “A quinta edição do material consolida-se como uma ferramenta central da política de educação em direitos da DPDF. Ao reunir cartilhas, projetos e iniciativas da instituição, o guia facilita a compreensão do funcionamento da defensoria e amplia o alcance das ações educativas, promovendo autonomia, inclusão e cultura de paz”.
*Com informações da DPDF








