Drones reforçam alcance do monitoramento da segurança ampliam resposta integrada durante o Carnaval

A partir deste sábado (14), o Carnaval no Distrito Federal passa a contar com reforço tecnológico estratégico: além das câmeras fixas de videomonitoramento espalhadas por todo o DF, drones passam a supervisionar os principais pontos de concentração de foliões. Os equipamentos têm câmeras de alta resolução, zoom de até 200 vezes, sensores térmicos e inteligência artificial embarcada.

As imagens captadas são transmitidas em tempo real ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e aos centros de comando e controle das corporações, instalados na Cidade da Segurança Pública, estrutura montada pelo GDF no estacionamento da Torre de TV.

A integração da Secretaria de Segurança Pública com outros órgãos e com as forças de segurança é uma marca do Carnaval 2026 no DF | Fotos: Divulgação/SSP-DF

O monitoramento aéreo integra o protocolo de operações integradas (POI), definido em reuniões coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), com participação das forças de segurança e demais órgãos do Governo do Distrito Federal. 

Sexta de Carnaval

No primeiro dia do Carnaval 2026, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou duas ocorrências em flagrante. A primeira refere-se a um furto de celular em via pública, na Avenida Pau Brasil, em Águas Claras, com a condução do suspeito de 15 anos à Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA II). A outra é um caso de receptação culposa, ocorrido na QNE 15, em Taguatinga, no qual um adolescente de 17 anos portava um aparelho celular produto de furto. Ele também foi encaminhado à delegacia especializada, onde foram instaurados os procedimentos de apuração de ato infracional. 

Na primeira noite de folia, apenas duas ocorrências foram registradas pela PCDF

 A PCDF atua de forma integrada no planejamento das forças de segurança do DF e, a partir deste sábado, mantém a delegacia móvel em funcionamento no estacionamento da Torre de TV para assegurar um atendimento ágil à população. “Nosso objetivo é garantir que a população aproveite o Carnaval com segurança, reforçando a pronta resposta investigativa e a presença policial nos principais pontos de concentração”, destacou o assessor-chefe da Ascom/PCDF, Lúcio Valente.

Não houve atendimentos emergenciais por parte da Polícia Militar do DF. A corporação realizou ações de fiscalização e segurança viária nesta sexta-feira (13). Foram abordados 875 veículos durante as operações de trânsito e 13 ocorrências foram atendidas, sem registro de detidos. As equipes identificaram 101 condutores dirigindo sob o efeito de álcool, além de 29 motoristas inabilitados. Ao todo, foram lavrados 2.762 autos de infração, sendo 446 por uso de celular ao volante. Também foram recolhidos 11 veículos ao depósito. Não houve registro de busca pessoal nas ações de trânsito realizadas no período.

Bombeiros

 

124

Número de viaturas do Corpo de Bombeiros usadas no Carnaval

Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) estará presente em mais de 190 blocos e eventos distribuídos por todo o Distrito Federal, assegurando a proteção e o bem-estar da população.

Para a operação, serão empregados 1.019 militares e 124 viaturas, fortalecendo as ações de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar. Equipes especializadas circularão nas áreas de maior concentração de público, garantindo agilidade no atendimento a possíveis ocorrências.

Os principais pontos de grande fluxo incluem o Setor Bancário Sul, a Esplanada dos Ministérios, o Museu Nacional da República, o Parque da Cidade, o Taguaparque e o tradicional Bloco Pacotão, que deve reunir mais de 200 mil pessoas por dia. Entre os blocos mais aguardados estão Carnaval Monumental, Plataforma da Diversidade, Gran Folia, Galinho de Brasília, Baratona e Raparigueiros.

Na Cidade da Segurança, está posicionada a plataforma de observação elevada (POE), equipada com câmeras de alta definição e sensores térmicos

A estrutura da operação conta, ainda, com a Cidade da Segurança, instalada na Torre de TV de Brasília. No local, está posicionada a plataforma de observação elevada (POE), equipada com câmeras de alta definição e sensores térmicos, ampliando a capacidade de monitoramento das áreas com maior circulação de foliões.

Além da atuação operacional, o CBMDF realizará ações preventivas, como vistorias técnicas em estruturas temporárias e na verificação dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico. Viaturas de salvamento, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar serão distribuídas estrategicamente para garantir ampla cobertura das regiões com eventos.

A corporação reforça a importância de cuidados básicos por parte dos foliões, como manter-se hidratado, alimentar-se adequadamente e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Em ambientes fechados, é fundamental verificar a existência de extintores, hidrantes, brigadistas e saídas de emergência. Em situações de emergência, a orientação é acionar imediatamente o telefone 193.

Detran-DF

Entre a madrugada de sexta-feira e a manhã deste sábado, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou ações de fiscalização e educação em diversas regiões do DF, com foco na segurança viária.

510

motoristas foram abordados pelo Detran na primeira noite da festa momesca

Nas ações de policiamento e fiscalização, foram realizadas 510 abordagens e aplicados 440 testes de etilômetro nas regiões de Taguatinga, Samambaia, Planaltina, Paranoá e Núcleo Bandeirante. Os agentes flagraram 32 condutores dirigindo sob efeito de álcool, 15 inabilitados, seis com a CNH vencida, cinco veículos com sistema de iluminação irregular, dois com película em desacordo com a legislação, 18 com escapamento alterado, dois com alteração de características e três por transporte de carga incompatível. Outras 90 infrações foram registradas por motivos diversos. Ao todo, 30 veículos foram removidos para os depósitos da autarquia.

Paralelamente às operações, as equipes de Educação de Trânsito promoveram atividades de conscientização voltadas à prevenção de sinistros. Foram realizadas duas ações do projeto Pneu Seguro, no posto de combustível da BR-070 e no Posto do Colorado, com orientações sobre a importância da revisão preventiva dos pneus. A iniciativa alerta sobre a necessidade de manutenção adequada do veículo como medida essencial para um deslocamento seguro, especialmente durante o Carnaval. Ao todo, 260 pessoas foram atendidas.

Em Ceilândia, na via Hélio Prates, foi promovida uma blitz educativa com foco nos procedimentos de segurança no trânsito durante o período festivo, alcançando 200 condutores.

Também foram realizadas três ações do projeto Rolê Consciente, em bares da Asa Sul, SIA, Cruzeiro, Sudoeste e Guará. A iniciativa orienta o público sobre os riscos da combinação entre bebida alcoólica e direção, sensibilizando cerca de mil pessoas.

Além das ações em campo, o Detran-DF promove a campanha educativa “Vem, pode vir, só não rola beber e dirigir!”. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A mensagem é veiculada estrategicamente em três momentos de cada bloco carnavalesco, no início, no meio e ao final da festa. No encerramento, o lembrete é reforçado: “Vai, pode ir, só não rola beber e dirigir!”, alcançando milhares de foliões em todo o Distrito Federal.

DF Legal

Durante a sexta-feira de Carnaval, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) fiscalizou blocos e eventos pelo DF, mas todas as festas vistoriadas estavam licenciadas pelo Poder Público.

Já com relação aos ambulantes, eles precisam estar licenciados e não podem comercializar objetos perfurocortantes, tais como garrafas de vidro e espetinhos. Nesses casos, a DF Legal pode apreender as mercadorias. Durante as abordagens realizadas na noite de ontem, não houve necessidade de apreensões.

*Com informações da SSP-DF

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU