Novacap age rápido na limpeza de bocas de lobo e redes de águas pluviais após chuvas intensas em Taguatinga

Após as chuvas intensas registradas em Taguatinga neste sábado (7), equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) foram mobilizadas para monitorar e atender demandas emergenciais. O trabalho consistiu na desobstrução, limpeza e manutenção de bocas de lobo e galerias pluviais no viaduto de entroncamento da Estrada Parque Guará (EPTG) com o Pistão Sul (DF-001). Os serviços reúnem esforços do programa GDF Presente e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), e seguem em andamento neste domingo (8). Participam 12 pessoas com apoio de quatro máquinas — três caminhões desobstruidores e um caminhão-pipa. 

A Novacap utiliza tecnologia de ponta para limpar e desobstruir a rede pluvial do DF | Foto: Divulgação/GDF Presente

De acordo com o chefe do Departamento de Drenagem da Novacap, Lânio Trida, a área é considerada uma rodovia, portanto, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). Ainda assim, a equipe da empresa terceirizada pela Novacap foi prontamente enviada ao local após a notificação da demanda. “Todos os dias temos equipes trabalhando e, neste sábado, estávamos atuando no Plano Piloto quando chegou a demanda de Taguatinga. Iniciamos o trabalho no mesmo dia e seguimos por lá, com previsão de finalização nesta segunda-feira (9)”, explica Trida. 

A Novacap utiliza tecnologia de ponta para limpar e desobstruir a rede pluvial do DF, seguindo um cronograma para atender todas as regiões administrativas e garantir que estejam preparadas para o período de chuvas, além de contar com equipes para ações emergenciais. Com a desobstrução da rede, são removidos lixo, areia, terra, folhas e raízes que impedem a livre passagem da água, prevenindo enchentes e alagamentos. 
 

O coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Rodrigo Caverna, afirma que a demanda foi recebida e, imediatamente, repassada para a Novacap, que acionou a equipe da empresa terceirizada. “Verificamos a situação na pista embaixo do viaduto, que dá acesso ao centro de Taguatinga, por determinação do secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, e logo comunicamos o órgão responsável para fazer a desobstrução, limpeza e manutenção das bocas de lobo e galerias pluviais, para evitar alagamentos e outros transtornos para a região”, ressalta. 

Para o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, a ação rápida demonstra a parceria entre os órgãos do GDF e a preocupação com o bem-estar da população. “Pedimos desculpas pelos transtornos causados pelas chuvas dos últimos dias, especialmente sob o viaduto da entrada de Taguatinga, onde houve grande acúmulo de água. A Novacap foi acionada e o DER-DF também”, detalha. “É assim que o GDF trabalha: dando a resposta mais rápida possível às demandas da nossa população.”

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU