O projeto “O Rio e a Cidade: Aulas Vivenciais Griô e Trilhas Griô” convida a população do Distrito Federal para uma jornada sensível e educativa pelas memórias, histórias, culturas e paisagens que moldam as cidades de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. A proposta é percorrer os cursos d’água da região — com destaque para o Rio Melchior e seus afluentes — a partir de práticas da Pedagogia Griô, metodologia criada pela educadora baiana Líllian Pacheco, que une tradição oral, ciência, corpo, território e ancestralidade. A iniciativa acontece entre setembro e outubro, e são promovidas pelas educadoras e artistas da cidade Jacyara Tonhá; Priscilla Castro e Adele de Fé.
Ao todo, estão sendo realizadas três Aulas Vivenciais Griô e três Trilhas Griô, vivências que oferecem aos participantes uma imersão no território de forma afetiva, educativa e coletiva. O projeto será encerrado com um Encontro Cultural no Batalhão das Artes de Taguatinga, espaço de efervescência cultural local, onde serão apresentados os trabalhos desenvolvidos ao longo do percurso e haverá outras atrações artísticas.
O Rio e a Cidade” propõe, assim, não apenas um olhar sobre os impactos da urbanização, mas também um reencontro com os rios, as histórias, os corpos e os saberes que resistem e fluem no cotidiano das cidades. Um convite a caminhar juntos, com os pés na terra e os ouvidos abertos às águas e às vozes que nos ensinam a viver em comunidade.
PROGRAMAÇÃO
Samambaia
4/10: Aula vivencial ‘A treta é sobre território’
09h às 13h
Complexo Cultural de Samambaia
4/10: Trilha griô ‘O olho d’água: onde a onça bebe água’
15h às 18h
Parque Ecológico Boca da Mata – Samambaia
Celebração final
26/10: O Renascimento do Rio
16h às 22h
Batalhão das Artes – Taguatinga
Aula Vivencial Griô
A Aula Vivencial Griô é uma prática da Pedagogia Griô que propõe um caminho didático de encantamento, vivência, diálogo e produção partilhada do conhecimento que integra o corpo, a mente, as emoções, as memórias, as identidades e histórias de vida dos participantes. Facilita uma interação entre as ciências da tradição oral e as ciências de tradição escrita.
Trilha Griô
A Trilha Griô, também uma prática da Pedagogia Griô, ela convida para uma caminhada num território cultural, afetivo e ambiental buscando uma relação de pertencimento e de transformação a partir do reconhecimento da região, suas necessidades e suas lutas de resistência por meio de mestras(es) griôs, lideranças e espaços comunitários. A trilha griô Memórias do Rio nos faz refletir sobre o espaço da natureza dentro da cidade.
Jogo de Trilha Griô
Jogos de Trilha Griô é um ritual de vínculo e aprendizagem da Pedagogia Griô em forma de jogo educativo e cooperativo que facilita o processo e elaboração do conhecimento por meio da brincadeira e do diálogo sobre temas geradores por um projeto de comunidade/humanidade com foco no fortalecimento da identidade, vínculo com a ancestralidade e celebração do direito à vida.
O Jogo de Trilha Griô Memórias do Rio retrata o território de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, cidades do Distrito Federal. A trilha é conduzida pelo Rio Melchior e seus afluentes, rios urbanos que atravessam as três cidades. Durante o percurso são apresentados espaços culturais, parques, patrimônios, espaços educacionais, ocupações, cultura e memórias das regiões.
SERVIÇO
O Rio e a Cidade: Aulas Vivenciais Griô e Trilhas Griô
Quando: Setembro e Outubro de 2025
Onde: Taguatinga, Samambaia e Ceilândia
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Fonte: Pareia Comunicação