De setembro a novembro de 2025, o encantamento das culturas populares vai itinerar pelo Distrito Federal. É a quinta temporada da Plataforma Encantarias de Culturas Populares, que retorna à cena em formato ampliado para ocupar o Museu de Arte de Brasília (MAB), na Asa Norte; a Galeria Risofloras – Jovem de Expressão, em Ceilândia; e o Espaço Cultural Renato Russo, na Asa Sul. A programação estreia no MAB no dia 24 de setembro, às 19h, com a abertura da Exposição Encantarias. A entrada é franca e a classificação livre.
Encantarias é uma plataforma de difusão da cultura popular, que busca sensibilizar novos públicos através de experiências sensoriais, brincantes e interativas. A itinerância engloba oito atividades principais: exposição, mediações cênicas, oficina de música, oficina de dança, rodas de conversa e aulas-espetáculo com mestras e mestres da tradição. Esta nova temporada traz mais duas novidades: apresentações de espetáculos brincantes e cineclube com filmes independentes que abordam a temática das culturas populares.
A Exposição Encantarias é composta por figurinos, instrumentos, bonecos, máscaras, degustação de alimentos típicos e outros elementos dos folguedos populares, com mediações cênicas protagonizadas por Mateus e Catirina, personagens teatrais que fazem parte do imaginário popular brasileiro. No MAB, a instalação segue aberta para visitação até 13 de outubro. As mediações acontecem na noite de abertura (24/10, às 19h) e nos dias 3, 5, 10 e 12/10, às 15h.
Dirigida pelas artistas e pesquisadoras Laura Dorneles e Letícia Coralina, a primeira temporada do projeto Encantarias foi realizada em 2023, na Casa do Cantador de Ceilândia. Depois, circulou no Museu Nacional de Brasília e novamente na Casa do Cantador (2024). A quarta temporada, no início de 2025, chegou ao Parque da Glória do Rio de Janeiro – RJ. Agora, a iniciativa amplia mais horizontes, buscando descentralizar ações culturais no DF e ao mesmo tempo ocupar galerias importantes com arte popular e tradição brasileira.
“O projeto Encantarias sempre apresentou uma proposta multiartística inspirada na própria cultura popular, que não concebe a cultura como linguagens artísticas segregadas. A partir desse ponto de vista, ampliamos o projeto para abarcar ainda mais formatos e públicos, trazer inovação e fortalecer a nossa proposta artístico-pedagógica através da Plataforma Encantarias de Culturas Populares”, destaca Letícia Coralina.
Outubro: Encantarias para a Primeira Infância em Ceilândia
De 18 a 22 de outubro, a Plataforma Encantarias segue para a Galeria Risofloras – Jovem de Expressão, em Ceilândia, com o projeto Encantarias para a Primeira Infância. Esta nova passagem pela região é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), em celebração ao Mês das Crianças. Além da exposição com mediação cênica, a programação promoverá um cineclube inédito com exibição do curta de animação ‘A Fazenda Rosa’ (Chia Beloto) e uma roda de conversa sobre as culturas populares na educação, com a presença da Mestra Tamá Freire, do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro.
Novembro: encerramento no Espaço Cultural Renato Russo
Entre os dias 01 e 09 de novembro, o encerramento da Plataforma Encantarias de Culturas Populares 2025 ocupará o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. O percurso final desta 5ª temporada leva ao público espetáculos de teatro popular, cineclube, oficinas de dança e de música, aulas-espetáculo e rodas de conversa com mestras da tradição. A peça ‘Nessa Noite Perfumosa’ abre os trabalhos nos dias 01 e 02/11 (sab e dom). No fim de semana seguinte, entra em cena o espetáculo ‘O Sumiço da Alembrança’. A entrada é franca em toda a programação.
Durante a semana, as oficinas de dança e de música convocam o público a experimentar a musicalidade e corporeidade do Forró, Cavalo Marinho, Maracatu, Bumba-Meu-Boi e outros ritmos brincantes. A ‘Roda de Conversa Além do Cravo a Rosa’ abrirá diálogos sobre a presença das mulheres na cultura popular, com a participação especial das mestras Nice Teles, do Cavalo Marinho Estrela Brilhante e Maracatu Estrela de Ouro (PE), e Tamá Freire, do Bumba Meu Boi do Seu Teodoro (DF). Mestra Nice também vai protagonizar a aula-espetáculo Personagens Femininos no Cavalo Marinho.
No Cineclube Encantarias, será realizada a exibição única dos filmes ‘Da Boca da Noite à Barra do Dia’, de Tiago Delácio; ‘Estrela da Tarde’, de Francisco Rio; e Pirenopolynda, de Bruno Victor, Izzi Vitório e Tita Maravilha.
PROGRAMAÇÃO GERAL
Museu de Arte de Brasília – Asa Norte
Quando: 24 de setembro a 14 de outubro de 2025
Abertura da exposição (com mediação): 24/09 (qua) – 19h
Mediações cênicas: 03/10, 05/10, 10/10 e 12/10 – 15h
Encantarias para Primeira Infância | Jovem de Expressão – Ceilândia
Quando: 18 a 22 de outubro de 2025
Abertura da exposição na Galeria Risofloras: 18/10 (sáb) – 15h
Mediações cênicas: 18 e 19/10 – 15h | 20, 21 e 22/10 – 14h e 16h
Cineclube Jovem de Expressão: 19/10 – 16h30
Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul
Quando: 01 a 09 de novembro de 2025 – sempre às 19h
Espetáculo ‘Nessa Noite Perfumosa’: 01/11 e 02/11
Oficina de Música com Laura Dorneles: 04/11
Oficina de Dança com Letícia Coralina: 05/11
Roda de Conversa com as mestras Nice Teles e Tamá Freire: 06/11
Cineclube Encantarias: 06/11 – especialmente às 20h
Aula-espetáculo com Mestra Nice Teles: 07/11
Espetáculo ‘O Sumiço da Alembrança’: 08/11 e 09/11
SERVIÇO
Plataforma Encantarias de Culturas Populares
+ Encantarias para a Primeira Infância
Quando: 24 de setembro a 09 de novembro de 2025
Onde: Museu de Arte de Brasília (Asa Norte), Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) e Jovem de Expressão/Galeria Risofloras (Ceilândia)
Entrada: franca
Classificação: livre
Nas redes: @plataformaencantarias
Fonte: Pareia Comunicação