Gdf anuncia concurso para 57 médicos de família e comunidade

Iniciativa busca fortalecer a cobertura da atenção primária e priorizar regiões com maior carência de profissionais na rede pública.
GDF anuncia novo concurso para contratar 57 médicos de Família e Comunidade

O Governo do Distrito Federal autorizou um novo concurso para 57 médicos com foco na atenção primária da rede pública. A novidade foi divulgada neste sábado (7) pela governadora Celina Leão, marcando uma nova etapa na expansão e melhoria do atendimento prestado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o território distrital.

Foco em regiões de maior necessidade

Esta seleção representa a terceira iniciativa voltada especificamente para o preenchimento de vagas na área médica, buscando fixar profissionais em locais que historicamente enfrentam maior escassez de mão de obra. O edital, cuja publicação está prevista para esta semana pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, estabelecerá prioridade de lotação em áreas como Planaltina e Brazlândia.

“Nosso objetivo é ampliar a presença dos médicos nas unidades básicas e avançar para garantir 100% de cobertura da Atenção Primária à Saúde, fortalecendo o atendimento perto de casa”, afirma a governadora.

Balanço de nomeações e reforço na rede

A iniciativa integra um conjunto mais amplo de medidas adotadas pelo Executivo local para suprir a demanda da população. Ao longo de 2026, a administração já contabiliza 1.409 nomeações de servidores em diferentes cargos da área da saúde, englobando tanto especialistas quanto equipes de apoio operacional e vigilância.

O planejamento anual também contemplou o envio de 160 médicos para diversas regiões de saúde, reforçando tanto os postos básicos quanto os prontos-socorros hospitalares. Além disso, em setembro, 278 profissionais temporários foram chamados para suprir demandas nas especialidades de oncologia, ginecologia, clínica médica e medicina de família.

Desde o mês de março, o governo vem intensificando as convocações para preencher vagas de enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas, condutores de veículos de urgência e agentes comunitários, consolidando os esforços para otimizar os serviços prestados à comunidade.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU