A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu, na manhã deste sábado (7), um lote inicial com 100 doses da vacina contra mpox na Gerência de Rede de Frio. O envio foi realizado pelo Ministério da Saúde após um levantamento técnico da demanda em todo o território nacional.
Estratégia de imunização e grupos elegíveis O público elegível será contactado diretamente pela pasta distrital para receber orientações sobre a unidade específica onde o imunizante estará disponível. A aplicação inicial foca em pessoas vivendo com HIV/aids, com idade igual ou superior a 18 anos e contagem de linfócitos CD4 inferior a 100 células/mm³.
“Esta vacina é disponibilizada para um grupo prioritário, baseada em diretrizes do Ministério da Saúde” explica a enfermeira da coordenação técnica de imunização do DF, Ligiane Selles. “Nós temos uma lista nominal, com todas as pessoas elegíveis, que vão ser contatadas e direcionadas ao lugar específico para receber a vacina”, complementa.
- 📱 Favorite o Agita Brasília no Google e acompanhe as principais notícias do dia
- ✅ Clique aqui para seguir o canal do Agita Brasília no WhatsApp
Cronograma de ampliação e atendimento no HUB A triagem conduzida pela rede pública identificou que parte das 150 pessoas que preenchem os critérios clínicos no Distrito Federal já havia tomado o imunizante no início do ano. A aplicação ocorrerá de forma escalonada na Sala de Vacinação do Hospital Universitário de Brasília, localizada na SGAN 605, com atendimento em dias úteis das 8h às 12h e das 13h às 17h, podendo o usuário também entrar em contato pelo telefone (61) 2028-5376.
Após dez dias do início da estratégia, o público será ampliado para pessoas com HIV e CD4 inferior a 200 células/mm³, usuários de PrEP maiores de 18 anos e técnicos de laboratório que lidam com amostras do vírus. Decorridos vinte dias, a vacinação abrangerá todos os pacientes com HIV maiores de idade, independentemente da contagem de CD4. O esquema completo exige duas doses, com intervalo de 28 dias.
Sintomas e formas de transmissão do monkeypox Transmitida principalmente pelo contato direto com secreções ou lesões na pele, gotículas respiratórias e relações sexuais, a doença provocada pelo vírus monkeypox costuma manifestar febre, dores no corpo e na cabeça, calafrios, fraqueza, ínguas e erupções cutâneas. Embora a maioria dos quadros seja leve ou moderada com recuperação em poucas semanas, os casos suspeitos ou confirmados exigem isolamento e acompanhamento médico rigoroso.










