Programa Filhos Deste Solo forma 174 jovens no PAD-DF

Iniciativa foca no empreendedorismo rural e na entrega de propostas para o desenvolvimento do campo à governadora do Distrito Federal.
Filhos Deste Solo forma 174 jovens do PAD-DF e incentiva sucessão rural

O programa Filhos Deste Solo alcançou uma marca importante nesta terça-feira (4) ao certificar 174 estudantes do ensino médio no Centro Educacional PAD-DF. A ação, conduzida pela Emater-DF, visa preparar as novas gerações para os desafios da gestão no campo e promover a sucessão familiar nas propriedades rurais.

Juventude rural e novas demandas

Durante o evento, os alunos apresentaram a Carta de Intenções da Juventude Rural. O documento reúne 12 propostas voltadas ao desenvolvimento do setor, como o fomento a agroindústrias, a criação de cooperativas e a viabilização de linhas de crédito específicas para jovens. O material será entregue à governadora Celina Leão.

Para o coordenador de Operações da Emater-DF, Rafael Ventorim, o objetivo é claro: “Queremos que eles busquem oportunidades de desenvolver suas vocações, ideias e sonhos no espaço que é deles — um espaço que eles entendem, conhecem, onde estão suas famílias. Com isso, garantimos um desenvolvimento local rico e diverso, levando avanços sociais, ambientais e econômicos”

Metodologia de ensino e sucessão familiar

A capacitação foi estruturada em três pilares: a Semana Camponesa, o curso de empreendedorismo e uma vitrine de negócios durante a AgroBrasília. De acordo com Adriana Dutra, responsável pelo projeto, o treinamento abordou temas essenciais como “cálculo de custos, planejamento de investimentos, oportunidades de negócios rurais, sucessão familiar e gestão da propriedade”.

A parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal é vista como estratégica. “Se estamos falando de capacitação de jovens, estamos falando também de sucessão familiar”, pontuou Adriana Dutra. “É nas escolas que estão os filhos dos produtores rurais. Nosso objetivo é que esses jovens possam dar continuidade aos negócios da família ou trazer novas ideias, capazes de gerar serviços, produtos e oportunidades no meio rural”.

Educação financeira no campo

A coordenadora do Centro Educacional do PAD-DF, Aline Gisele Costa Almeida, destacou a importância de filtrar o excesso de informações a que os jovens estão expostos atualmente. Sobre o impacto do curso, ela afirmou: “Alguns estudantes já tinham uma visão mais madura sobre o tema;, outros tinham menos noção, o que é natural”. E completou: “A intenção do curso foi apresentá-los à educação financeira, instigá-los à reeducação financeira e incentivá-los a aplicar o conhecimento na propriedade familiar.”

Para Luiz Arthur Neres Chaves, de 16 anos, participante do projeto, a experiência reforçou sua conexão com a terra. “Gosto muito de mexer com a terra”, afirmou. “Todo dia aprendo coisas novas. Já sei fazer poda em pé de limão. A terra, para mim, é tudo. Meu pai é atendido pela Emater-DF, e posso falar o tanto que vocês ajudam a gente”.

Desde sua criação em 2019, o projeto já alcançou 1.113 estudantes entre 16 e 29 anos, consolidando-se como uma ferramenta fundamental para o futuro do agronegócio local.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU